Os cabos de rede Ethernet são geralmente usados para a transferência de dados. No entanto, os padrões IEEE 802.3af e 802.3at também definem a função de alimentação por cabo de rede. Assim, pequenos dispositivos de rede podem ser alimentados sem a necessidade de conduzir energia por cabos adicionais. Vamos focar nas vantagens e desvantagens do PoE (Power over Ethernet) e suas especificidades.
Na virada do milênio, a tecnologia de telefonia pela Internet, conhecida como VoIP, se expandiu amplamente. Uma das desvantagens dos telefones IP era a necessidade de sua alimentação por um cabo separado conectado à fonte de energia. Foi precisamente a eliminação da fonte de alimentação adicional que motivou o surgimento do PoE. Esta funcionalidade permitiu alimentar os telefones IP e, ao mesmo tempo, transferir dados por um único cabo, o que facilitou a conexão dos dispositivos e economizou cabos.
Para que a alimentação através do cabo de dados seja possível, a tensão de alimentação deve ser injetada neles. Isso é feito de duas maneiras: usando um switch com suporte a PoE (geralmente ativo) ou usando injetores PoE especiais (passivos).
Alguns switches de dados suportam diretamente a função PoE ativa ou passiva. Todos os portos podem ter suporte para alimentação pelos cabos de dados. Nesse caso, é necessário considerar que a fonte do switch não é dimensionada para fornecer energia a todos os portos simultaneamente. Para evitar sobrecarga, não conecte a mais da metade dos dispositivos ao switch de rede através do PoE. Por exemplo, um switch com 10 portas dificilmente será capaz de alimentar mais de 5 dispositivos simultaneamente, e muitas vezes até menos. Existem também switches de rede que têm portas com suporte a PoE claramente identificadas. Neles, o desempenho total da alimentação é garantido, mas você deve sempre verificar qual porta é apenas de dados e qual porta é alimentada.
Baseados no princípio do PoE passivo, onde a tensão desejada é simplesmente conduzida aos fios não utilizados no cabo de rede, funcionam os chamados injetores PoE. Eles são adicionados a cabos Ethernet individuais e servem para alimentar um único dispositivo. O uso de injetores é uma solução simples e econômica, mas traz várias desvantagens e riscos. Ao aplicar injetores PoE, pode ocorrer uma queda significativa de tensão em um cabo longo. Em caso de uso incorreto da cablagem ou de um dispositivo incompatível, há até o risco de danificá-lo. Se o cabo com alimentação PoE passiva for conectado a uma interface padrão que usa todos os pares de fios do cabo para a transferência bidirecional de dados, pode ocorrer um curto-circuito e queima.
Além dos telefones IP mencionados, a alimentação usando a função PoE é usada principalmente para câmeras web. Isso elimina a preocupação com a passagem de longos cabos de alimentação para cada câmera IP, já que a transferência de dados e a alimentação são resolvidas apenas pelo cabo Ethernet. A alimentação usando PoE também é suportada por alguns tipos de pontos de acesso (Wi-Fi Access Points) para expandir a cobertura do sinal sem fio.
Se você decidir alimentar alguns de seus dispositivos usando um cabo Ethernet, escolha a maneira mais adequada de injetar a tensão. O uso de injetores PoE é fácil e barato, mas traz vários riscos que devem ser considerados.
Meta apresentou o Orion, os óculos AR mais avançados do mundo. Combinam o visual de óculos comuns com as possibilidades da realidade aumentada. Graças ao display holográfico e IA integrada, abrem novas possibilidades de interação com o mundo digital. Além disso, permitem chamadas de vídeo sem as mãos, exibição de mensagens e informações contextuais em tempo real.
A segurança das crianças na internet é em grande parte responsabilidade dos pais. Por isso, preparamos um guia abrangente sobre como proteger as crianças na internet. Você aprenderá como se comunicar abertamente com elas sobre os riscos, definir limites e proteger sua privacidade.
Um novo estudo revelou um fato perturbador: Os satélites Starlink da SpaceX, projetados para fornecer internet, produzem emissões de rádio perturbadoras que ameaçam as observações espaciais pelos radiotelescópios. As emissões da segunda geração dos satélites Starlink são até 30 vezes mais fortes do que a geração anterior, representando um sério problema para os astrônomos.
Você sente que está sendo consumido pelo scrolling contínuo? Que não tem tempo para mais nada além de passar o tempo no telefone? Não há vergonha nisso, mas é necessário fazer algo. Vamos mostrar-lhe como fazer um detox digital eficaz, que o ajudará a redescobrir o encanto do mundo offline.
A empresa OpenAI apresentou uma nova linha de modelos de inteligência artificial chamada o1, que promete uma revolução na área de pensamento complexo e resolução de problemas. Os modelos o1 se destacam em áreas como ciência, programação e matemática, alcançando resultados comparáveis aos de doutorandos. OpenAI também focou na segurança e desenvolveu uma nova abordagem de treinamento para prevenir o uso indevido da IA.
Lembrem-se da visão impressionante do futuro no filme Blade Runner – anúncios holográficos, ciberespaço e redes onipresentes. Pode essa ficção tornar-se realidade? Descubra o que podemos esperar do futuro da internet e como as fronteiras entre o real e o virtual irão desvanecer-se.