Certamente você já passou por isso. Quer se conectar à rede WiFi no seu celular, tablet ou notebook, mas o sinal é fraco. Então você anda pelo quarto para que apareça mais uma barra na ícone de sinal. Esse tipo de solução é bastante irritante e às vezes nem é possível. Como o sistema Mesh pode resolver esse problema?
Primeiro, vamos do começo. Existem várias maneiras de expandir o sinal. A primeira e mais antiga opção é usar um chamado repetidor. O nome desse dispositivo pode ser traduzido como "repetidor" e esse termo também descreve bem o princípio de seu funcionamento. O sinal do roteador principal é retransmitido pelo repetidor na mesma banda.
Outra opção é uma ferramenta um pouco mais moderna - o extensor. Poderíamos chamá-lo de "extensor". A função é bastante semelhante à do repetidor. A vantagem é o uso de várias bandas. Uma variante do extensor é ainda o network extender, que é basicamente um roteador secundário que usa conexão cabeada. E finalmente, o mais recente membro da família dos amplificadores de sinal WiFi é o sistema WiFi Mesh.
Os sistemas Mesh são uma novidade relativa e representam a maneira mais avançada de garantir uma cobertura realmente abrangente por meio de uma única rede WiFi. O princípio, resumidamente, consiste em uma rede de vários "roteadores". A um roteador principal estão associadas várias unidades adicionais, que podem ser chamadas de elementos satélites.
Todas as unidades estão interligadas, possuem antenas omnidirecionais e se comunicam entre si através das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Também podem utilizar Ethernet - ou seja, a rede cabeada. Esse sistema permite garantir uma cobertura eficiente de uma área consideravelmente grande com um sinal forte de uma única rede WiFi.
O sistema Mesh oferece uma gama ampla de possibilidades de uso da rede sem fio tanto em ambientes domésticos quanto corporativos. Ele garante um sinal de alta qualidade e forte. Em muitos casos, permite evitar a necessidade de uma conexão cabeada. Outra vantagem é que as unidades se comunicam entre si - não apenas de forma unidirecional da unidade principal para a secundária. Portanto, a queda de um ponto não ameaça o sistema.
O estabelecimento e manutenção dessa rede são tarefas muito simples, que qualquer leigo pode realizar. A configuração é fácil e o dispositivo escolhe automaticamente a melhor maneira de propagar o sinal para garantir uma cobertura uniforme e estável.
Talvez a única desvantagem do WiFi Mesh seja o custo inicial mais alto. Dispositivos desse tipo começaram a aparecer apenas em 2016. Talvez possamos contar com a redução de custos no futuro. Mesmo atualmente, em muitos casos, o investimento vale a pena. Você apreciará o sistema WiFi Mesh especialmente se:
O roteador é a chave para proteção da sua rede doméstica. Por isso, é alvo da maioria dos hackers, que podem não apenas obter seus dados confidenciais e arquivos através dele, mas também usá-lo para outros ataques. Descubra como se proteger.
O anonimato na internet atrai muitos usuários, mas é realmente alcançável? Descubra o poder de ferramentas como VPN e Tor, que prometem invisibilidade no mundo online. Nosso guia mostrará como minimizar sua pegada digital e navegar com segurança no ciberespaço.
Google se uniu à Kairos Power e planeja abastecer seus data centers com pequenos reatores modulares. O objetivo é garantir 500 MW de energia sem emissões até 2030. O plano ambicioso enfrenta desafios técnicos e sociais.
Robôs nas escolas? Não se preocupe, os professores não perderão o emprego. A inteligência artificial (IA) está mudando a educação, mas segundo especialistas, a criatividade humana e o pensamento crítico continuam fundamentais. Saiba como o ChatGPT e outras ferramentas de IA podem ajudar tanto os estudantes quanto os professores.
A inteligência artificial escreve poemas, mas tem dificuldades com matemática. Por que o ChatGPT e outros chatbots não conseguem resolver nem cálculos básicos? Revelamos as causas dos erros matemáticos da IA, desde a tokenização, que quebra os números em fragmentos incompreensíveis, até a abordagem estatística de aprendizado, que falha na matemática.
Meta apresentou o Orion, os óculos AR mais avançados do mundo. Combinam o visual de óculos comuns com as possibilidades da realidade aumentada. Graças ao display holográfico e IA integrada, abrem novas possibilidades de interação com o mundo digital. Além disso, permitem chamadas de vídeo sem as mãos, exibição de mensagens e informações contextuais em tempo real.