Certamente não começaríamos a construir uma casa cegamente, sem projeto e consultoria de especialistas. Mesmo assim, é necessário prestar atenção às redes de dados, sem as quais nenhuma casa moderna ou outra construção pode existir hoje. Na sua nova casa, você certamente desejará usar o controle inteligente e as redes de dados (junto com antenas e outras redes) são indiscutivelmente necessárias para essa função.
A instalação posterior pode ser desnecessariamente complicada, então é preciso pensar nas redes de dados com antecedência. Toda comunicação dos dispositivos conectados na casa ocorre por meio da cablagem estrutura e, dessa forma, também é resolvida a conexão à internet, a segurança do imóvel, o sistema de áudio doméstico e outras funções.
Embora a conexão Wi-Fi sem fio tenha muitas vantagens, lembre-se de que alguns dispositivos terão seu lugar fixo e lá o cabo é definitivamente uma vantagem. A conexão via cabo é garantida para ser um pouco mais rápida, não sofre interferências, sobrecargas ou enfraquecimento do sinal ao passar por certos obstáculos. Além disso, o sinal não é acessível (mesmo com senha e criptografia, uma pessoa habilidosa pode acessar sua Wi-Fi privada) para pessoas estranhas e, no que diz respeito ao aspecto financeiro?
Se você comprar vários roteadores de alta qualidade para garantir uma cobertura confiável do imóvel, isso sairá significativamente mais caro do que a distribuição do sinal por cabos. Então, basta um roteador para dispositivos móveis e planejar a saída do cabo em todos os lugares onde você conta no futuro com a conexão de dispositivos que requerem uma conexão de internet de qualidade e rápida. Não se trata apenas de computadores, a internet também é usada por televisões inteligentes ou sistemas de áudio.
Além da distribuição do sinal de internet, também serão necessárias outras redes de cabos em uma casa moderna. Quer você use o controle inteligente de eletrodomésticos, o sistema automático de controle da casa (ventilação, aquecimento, etc.), sistemas de telecomunicações, alarme e sistema de câmeras de segurança, detectores de incêndio e outros dispositivos desde o início ou decida usá-los posteriormente, isso não é decisivo.
Mas é indiscutivelmente importante construir as redes de dados e de cabos preferencialmente com uma certa reserva para o caso de necessidade. Trata-se da possibilidade de intervenções eventuais, reparos, ajustes, expansões e adição de outros cabos ou sua substituição fácil. Vale a pena projetar a rede de dados e a rede de cabos de modo que ainda restem alguns cabos livres “reservados” e para que seja possível acessar a rede sem demolição ou outras intervenções na construção, em caso de necessidade.
Edificações modernas já são equipadas com a cablagem apropriada de forma abrangente e cada cômodo individual é equipado com várias tomadas. A colocação detalhada dos pontos de conexão, no entanto, deve ser projetada com antecedência para que você não tenha que usar cabos de extensão e outras soluções de emergência no final.
É possível usar o sistema elétrico para a transmissão de dados. Além do conhecido cabo Ethernet ou da transmissão via roteador Wi-Fi, é possível criar uma rede de dados que utiliza a rede elétrica para a transmissão de dados. Essa tecnologia é relativamente nova e está entrando na consciência dos usuários apenas agora, mas tem muitas vantagens e seria um erro ignorá-la. Ela é chamada de Powerline Communication (PLC) e muitas vezes é conhecida como homeplug. A tecnologia usa os sistemas elétricos comuns e os pacotes de dados são transmitidos em alta frequência (1 a 30 MHz). Como a corrente elétrica alternada usa a frequência de 50 Hz, as duas transmissões não interferem entre si e podem ocorrer simultaneamente sem problemas. Para criar a rede, basta um adaptador especial para conectar o cabo Ethernet ao modem de internet e adaptadores nas tomadas onde precisamos do sinal. A qualidade da transmissão é muito alta.
Se o projetista levar em conta a cablagem e escolher a maneira adequada de passá-la, você terá muita preocupação poupada. Um duto de cabos adequado, suficientemente espaçoso e acessível em várias posições, passando por toda a casa, é a solução ideal. Obviamente, a esse duto pertence um ponto central onde a maioria dos cabos termina. A vantagem dessa solução é a enorme flexibilidade e padronização, clareza e acessibilidade. Na posição central, costuma haver um armário padronizado no qual os cabos são fixados e diversos dispositivos de rede são montados em suportes especiais. Se a rede de 230 V estiver próxima a um cabo de dados não blindado, deve-se manter uma distância mínima de 30 centímetros. Isso também se aplica aos cabos de vídeo e aos cabos que transportam sinal de áudio ou vídeo.
Não é tão complicado. A cablagem de dados estruturada completa para qualquer casa pode ser criada com apenas três tipos de cabos. Serão cabos de categoria 5e/6 para computadores, vídeo coaxial e cabo de alto-falante bi-wire. Usando a tecnologia de linha de energia mencionada acima, basta conectar adaptadores, emparelhá-los e conectar computadores, tocadores de DVD, home theaters, televisores inteligentes, consoles de jogos ou outros dispositivos compatíveis com a interface de rede. Ter as redes de dados corretamente distribuídas em casa é uma grande vantagem e uma vitória que aumentará o conforto de morar.
O roteador é a chave para proteção da sua rede doméstica. Por isso, é alvo da maioria dos hackers, que podem não apenas obter seus dados confidenciais e arquivos através dele, mas também usá-lo para outros ataques. Descubra como se proteger.
O anonimato na internet atrai muitos usuários, mas é realmente alcançável? Descubra o poder de ferramentas como VPN e Tor, que prometem invisibilidade no mundo online. Nosso guia mostrará como minimizar sua pegada digital e navegar com segurança no ciberespaço.
Google se uniu à Kairos Power e planeja abastecer seus data centers com pequenos reatores modulares. O objetivo é garantir 500 MW de energia sem emissões até 2030. O plano ambicioso enfrenta desafios técnicos e sociais.
Robôs nas escolas? Não se preocupe, os professores não perderão o emprego. A inteligência artificial (IA) está mudando a educação, mas segundo especialistas, a criatividade humana e o pensamento crítico continuam fundamentais. Saiba como o ChatGPT e outras ferramentas de IA podem ajudar tanto os estudantes quanto os professores.
A inteligência artificial escreve poemas, mas tem dificuldades com matemática. Por que o ChatGPT e outros chatbots não conseguem resolver nem cálculos básicos? Revelamos as causas dos erros matemáticos da IA, desde a tokenização, que quebra os números em fragmentos incompreensíveis, até a abordagem estatística de aprendizado, que falha na matemática.
Meta apresentou o Orion, os óculos AR mais avançados do mundo. Combinam o visual de óculos comuns com as possibilidades da realidade aumentada. Graças ao display holográfico e IA integrada, abrem novas possibilidades de interação com o mundo digital. Além disso, permitem chamadas de vídeo sem as mãos, exibição de mensagens e informações contextuais em tempo real.