Velocidade.pt News Como escolher o melhor lugar para o router

Como escolher o melhor lugar para o router

Você pode ter o melhor roteador wifi para transmissão de internet de alta velocidade, mas se estiver mal posicionado, ainda enfrentará problemas de qualidade de sinal. Encontrar um local adequado para instalar o roteador é fundamental para uma conexão sem fio de qualidade. Além disso, se você quiser cobrir várias salas com o sinal ou se conectar a longas distâncias, deve prestar muita atenção ao posicionamento do roteador. Seguindo algumas regras básicas, você obterá o máximo do seu roteador.

Como escolher o melhor lugar para o router

O router no centro da sala garante a cobertura ideal

A radiação eletromagnética se propaga melhor em espaços abertos. Se você deseja garantir a cobertura do sinal wifi na maior área possível do seu apartamento ou casa, tente encontrar um local adequado no centro da sala. A partir daí, o sinal irradiará livremente em todas as direções. Definitivamente, não coloque o router no chão; a altura mínima de instalação deve ser de pelo menos 0,5 metro.

Uma solução elegante é a montagem do dispositivo no teto falso. As placas de poliestireno causam apenas uma atenuação mínima, enquanto o router permanece escondido dos olhos e não perturba a estética do interior. No entanto, em geral, para obter o sinal máximo, você deve ver o router ao se conectar ao dispositivo sem fio. Instalando o router nos cantos, em recantos ou em salas extremas, você perderá uma grande parte do sinal e provavelmente não conseguirá se conectar em muitos lugares do apartamento ou da casa.

Paredes grossas pioram significativamente a qualidade do sinal

Se você quiser usar uma conexão sem fio à internet em várias salas, poderá enfrentar uma grande atenuação causada por paredes grossas. A radiação eletromagnética penetra muito dificilmente através dos obstáculos. Enquanto as paredes de drywall pioram a qualidade do sinal apenas levemente, através de alvenaria de concreto, preenchimentos de tijolos grossos ou construções de metal, o sinal frequentemente não passa.

Nesse caso, também vale a pena pensar de onde a transmissão de sinal será menos interrompida. Lembre-se: quanto menos obstáculos, melhor a qualidade do sinal. Se o router estiver equipado com uma ou mais antenas de transmissão, direcione-as na direção desejada.

Tenha cuidado ao posicionar perto de eletrodomésticos

O sinal do router wifi pode ser confiavelmente "morto" posicionando o dispositivo próximo a aparelhos que emitem outra radiação eletromagnética. Os maiores problemas são causados por fornos de micro-ondas, mas a qualidade também é piorada, por exemplo, por um computador de mesa, televisão, alto-falante potente ou geladeira. Se você posicionou o router em uma área aberta e sem grandes obstáculos, mas ainda enfrenta problemas de qualidade de sinal, tente identificar grandes fontes de interferência.

Use um aplicativo para medir o sinal wifi

Não tenha medo de experimentar o posicionamento do router wifi e movê-lo pelos cômodos até obter resultados satisfatórios em todas as áreas onde você precisa de conexão à internet. O processo de teste será significativamente facilitado por aplicativos móveis que determinam a qualidade do sinal no local.

Se você usa um telefone móvel com o sistema Android, por exemplo, instale o aplicativo Wifi Analyzer, que informa imediatamente a qualidade do sinal e o nível de interferência em cada faixa. O valor da força do sinal é expresso em dBm. Note que o valor se refere a uma potência de 1mW, e portanto é exibido em números negativos. Quanto mais próximo de zero o resultado, maior o nível da radiação eletromagnética no local testado. Por exemplo, um valor de -50 dBm indica um sinal mais forte do que -80 dBm. Para ter uma ideia, ao medir o sinal diretamente no router, você geralmente obterá um resultado em torno de -30 dBm.

Claro, quanto mais potente o router wifi que você usar, melhor será a capacidade de transmissão do sinal a longas distâncias e através de obstáculos. No entanto, não subestime o posicionamento do router mesmo ao usar o melhor dispositivo, você estaria se privando desnecessariamente da força de transmissão e, no final, da qualidade e velocidade da conexão.

Google se uniu à Kairos Power e planeja abastecer seus data centers com pequenos reatores modulares. O objetivo é garantir 500 MW de energia sem emissões até 2030. O plano ambicioso enfrenta desafios técnicos e sociais.

Robôs nas escolas? Não se preocupe, os professores não perderão o emprego. A inteligência artificial (IA) está mudando a educação, mas segundo especialistas, a criatividade humana e o pensamento crítico continuam fundamentais. Saiba como o ChatGPT e outras ferramentas de IA podem ajudar tanto os estudantes quanto os professores.

A inteligência artificial escreve poemas, mas tem dificuldades com matemática. Por que o ChatGPT e outros chatbots não conseguem resolver nem cálculos básicos? Revelamos as causas dos erros matemáticos da IA, desde a tokenização, que quebra os números em fragmentos incompreensíveis, até a abordagem estatística de aprendizado, que falha na matemática.

Meta apresentou o Orion, os óculos AR mais avançados do mundo. Combinam o visual de óculos comuns com as possibilidades da realidade aumentada. Graças ao display holográfico e IA integrada, abrem novas possibilidades de interação com o mundo digital. Além disso, permitem chamadas de vídeo sem as mãos, exibição de mensagens e informações contextuais em tempo real.

A segurança das crianças na internet é em grande parte responsabilidade dos pais. Por isso, preparamos um guia abrangente sobre como proteger as crianças na internet. Você aprenderá como se comunicar abertamente com elas sobre os riscos, definir limites e proteger sua privacidade.

Um novo estudo revelou um fato perturbador: Os satélites Starlink da SpaceX, projetados para fornecer internet, produzem emissões de rádio perturbadoras que ameaçam as observações espaciais pelos radiotelescópios. As emissões da segunda geração dos satélites Starlink são até 30 vezes mais fortes do que a geração anterior, representando um sério problema para os astrônomos.