Descubra como transformar facilmente seu smartphone em um roteador Wi-Fi portátil. Nosso guia detalhado irá orientá-lo passo a passo no processo de criação de um hotspot móvel em dispositivos Android e iOS. Quer você precise compartilhar a internet com amigos ou trabalhar no laptop fora da sua rede doméstica, este artigo mostrará como fazer isso.
Hoje em dia, a conexão com a internet é quase uma necessidade. Quer você precise trabalhar no laptop em um ambiente sem internet ou apenas compartilhar a conexão de internet com amigos, criar um hotspot móvel no seu smartphone pode ser uma excelente solução. Descubra conosco como transformar seu smartphone em um roteador Wi-Fi portátil em um instante.
Hotspot móvel é uma função que permite ao seu smartphone compartilhar sua conexão de dados móveis com outros dispositivos. Basicamente, seu telefone se torna um pequeno roteador Wi-Fi ao qual outros dispositivos podem se conectar e utilizar sua conexão de internet.
Esta função é especialmente útil em situações onde você não tem acesso a uma rede Wi-Fi comum ou teme que a rede disponível possa não ser segura.
Antes de nos aprofundarmos no processo de criação do hotspot, você deve saber algumas coisas. Primeiro, usar o hotspot pode esgotar rapidamente a bateria do seu telefone. Portanto, mantenha uma powerbank ou carregador à mão.
Além disso, compartilhar a conexão de internet pode consumir uma grande quantidade de dados móveis. Verifique qual é o seu plano de dados e, se possível, desative a renovação automática de pacotes de dados. Caso contrário, você pode se surpreender com o valor da sua conta de serviços móveis.
Se você usa um smartphone com sistema operacional Android, o procedimento para criar um hotspot é o seguinte:
Abra "Configurações" no seu telefone.
Procure e toque na opção "Rede e internet" ou "Conexões" (os nomes podem variar de acordo com o fabricante do telefone).
Encontre a opção "Hotspot e conexão" ou "Hotspot móvel".
Toque em "Hotspot Wi-Fi" ou Hotspot móvel e ative-o usando o interruptor.
Defina o nome da rede (SSID) e a senha para o seu hotspot.
Salve as configurações, o hotspot agora está pronto para uso.
Alguns modelos mais novos de telefones Android também oferecem a função "Hotspot Instantâneo", que permite ativar o hotspot rapidamente diretamente das configurações rápidas, que você abre deslizando a barra de status para baixo.
Os usuários do iPhone têm um processo similarmente simples para criar um hotspot:
Abra "Configurações" no seu iPhone.
Toque em "Hotspot Pessoal".
Ative a função "Permitir que outros se conectem".
Defina uma senha para o seu hotspot.
O hotspot agora está ativo e pronto para uso.
Nos iPhones, você também pode ativar rapidamente o hotspot usando "Central de Controle". Basta deslizar o dedo para baixo a partir do canto superior direito da tela (ou para cima a partir da borda inferior em modelos mais antigos) e pressionar longamente o bloco com opções de conexão. Aqui você encontrará o botão para ativar o hotspot pessoal.
Assim que o hotspot estiver ativado, outros dispositivos podem se conectar a ele da mesma forma que a qualquer outra rede Wi-Fi. Basta que vão para as configurações de Wi-Fi no dispositivo, procurem o nome do seu hotspot e insiram a senha que você definiu.
Para aproveitar ao máximo o seu hotspot móvel, preparamos algumas dicas úteis:
Sempre use uma senha forte para o seu hotspot. Isso evitará acesso não autorizado.
Lembre-se de que todos os dados transmitidos pelo seu hotspot contam para o seu limite de dados móveis. Fique de olho nisso, especialmente quando vários dispositivos estiverem conectados ao hotspot.
Quanto mais dispositivos conectados, mais lenta será a conexão. A maioria dos telefones permite conectar de 5 a 10 dispositivos simultaneamente.
Se o seu telefone oferece modo de economia de energia, considere usá-lo para prolongar a vida útil da bateria.
Se você não estiver usando o hotspot, desligue-o. Isso reduzirá o consumo de bateria e prolongará a sua duração.
Se você encontrar problemas ao criar ou usar o hotspot móvel, não se preocupe. Primeiro, verifique se você tem uma conexão de dados móveis ativa e um sinal suficientemente forte. Um sinal fraco pode impedir a criação do hotspot e resultar em uma conexão lenta.
Além disso, verifique se o seu plano inclui a opção de compartilhamento de internet. Alguns operadores podem restringir essa função ou cobrá-la separadamente. Se você estiver certo de que a conexão e o plano estão corretos, tente reiniciar o telefone.
Se a reinicialização não ajudar, tente desligar e ligar novamente a função de hotspot nas configurações do telefone. Em alguns dispositivos, também pode ajudar mudar a faixa do Wi-Fi de 5 GHz para 2,4 GHz e vice-versa.
Se o problema persistir, verifique se você não tem uma VPN ou outro software de segurança ativado no telefone que possa estar bloqueando o compartilhamento da conexão. Em último caso, restaurar as configurações de fábrica do telefone pode ajudar, mas não se esqueça de fazer backup dos seus dados antes.
Se nenhum desses passos ajudar, pode haver um problema de hardware ou uma limitação do operador. Nesse caso, o melhor é contactar o suporte técnico do seu operador ou o vendedor do seu telefone.
Criar um hotspot móvel no seu smartphone não é complicado. Você cria facilmente sua própria "Wi-Fi" portátil, que pode ser compartilhada com seus amigos. O hotspot será útil principalmente em viagens, mas também para trabalhar em lugares onde você não pode ou não quer se conectar a uma rede Wi-Fi desconhecida.
Meta apresentou o Orion, os óculos AR mais avançados do mundo. Combinam o visual de óculos comuns com as possibilidades da realidade aumentada. Graças ao display holográfico e IA integrada, abrem novas possibilidades de interação com o mundo digital. Além disso, permitem chamadas de vídeo sem as mãos, exibição de mensagens e informações contextuais em tempo real.
A segurança das crianças na internet é em grande parte responsabilidade dos pais. Por isso, preparamos um guia abrangente sobre como proteger as crianças na internet. Você aprenderá como se comunicar abertamente com elas sobre os riscos, definir limites e proteger sua privacidade.
Um novo estudo revelou um fato perturbador: Os satélites Starlink da SpaceX, projetados para fornecer internet, produzem emissões de rádio perturbadoras que ameaçam as observações espaciais pelos radiotelescópios. As emissões da segunda geração dos satélites Starlink são até 30 vezes mais fortes do que a geração anterior, representando um sério problema para os astrônomos.
Você sente que está sendo consumido pelo scrolling contínuo? Que não tem tempo para mais nada além de passar o tempo no telefone? Não há vergonha nisso, mas é necessário fazer algo. Vamos mostrar-lhe como fazer um detox digital eficaz, que o ajudará a redescobrir o encanto do mundo offline.
A empresa OpenAI apresentou uma nova linha de modelos de inteligência artificial chamada o1, que promete uma revolução na área de pensamento complexo e resolução de problemas. Os modelos o1 se destacam em áreas como ciência, programação e matemática, alcançando resultados comparáveis aos de doutorandos. OpenAI também focou na segurança e desenvolveu uma nova abordagem de treinamento para prevenir o uso indevido da IA.
Lembrem-se da visão impressionante do futuro no filme Blade Runner – anúncios holográficos, ciberespaço e redes onipresentes. Pode essa ficção tornar-se realidade? Descubra o que podemos esperar do futuro da internet e como as fronteiras entre o real e o virtual irão desvanecer-se.