Velocidade.pt News A sua internet está caindo? Apresentamos 5 causas mais comuns

A sua internet está caindo? Apresentamos 5 causas mais comuns

Você sofre com quedas de internet? Vamos analisar juntos as 5 causas mais comuns de conexões instáveis. Você descobrirá como identificar problemas no lado do provedor, quando o roteador está desatualizado e como a sobrecarga da rede doméstica afeta a estabilidade da conexão.

A sua internet está caindo? Apresentamos 5 causas mais comuns

A internet estável já é indispensável para a maioria de nós. Seja assistindo TV pela internet, jogando, trabalhando em casa, utilizando casas inteligentes ou apenas navegando na internet, você sempre precisará de uma conexão de qualidade, e principalmente estável. Infelizmente, mesmo atualmente, você pode se deparar com a situação de a internet 'cair'.

Alguns enfrentam esse problema apenas ocasionalmente, enquanto outros se irritam com ele várias vezes por semana. Além disso, as quedas raramente ocorrem de maneira regular, o que torna ainda mais difícil a identificação do problema. Em nosso guia, descreveremos as causas mais comuns das quedas de internet e dicas sobre como resolvê-las.
 
  1. Problemas técnicos do provedor

A primeira causa que você deve considerar em caso de queda é um problema do provedor. De vez em quando, podem ocorrer problemas técnicos que devem ser resolvidos em algumas horas. Isso pode ser causado, por exemplo, por mau tempo ou sobrecarga da rede devido a um número excessivo de usuários conectados.

Pode também ser uma manutenção programada, sobre a qual o provedor deve informá-lo através do aplicativo ou do site. Se você não encontrar nenhuma informação sobre a manutenção e ainda tiver problemas com a internet, pode entrar em contato com o suporte ao cliente e informar sobre seus problemas.

  1. Equipamento desatualizado ou defeituoso

A conexão instável à internet pode ser causada pela idade do dispositivo utilizado. Neste caso, será o modem ou roteador. Certifique-se de que seu dispositivo não esteja desatualizado e que seu firmware esteja atualizado. Você pode tentar reiniciá-lo, o que pode restaurar e provavelmente atualizar o dispositivo. Usuários mais experientes podem verificar as configurações do dispositivo.

Se você ainda estiver enfrentando internet instável, o dispositivo pode estar danificado. Isso é muito difícil de verificar por conta própria. Em nenhum caso tente desmontar e reparar o dispositivo por conta própria. Primeiro verifique se outra causa da nossa lista não está causando a queda e, se necessário, leve o dispositivo para manutenção ou entre em contato com o provedor.

Se sua conexão for dependente de cabos, é possível que tenham sido danificados ao longo do tempo. Isso pode causar uma conexão instável e até sua lentidão, que pode não ser percebida imediatamente. Pode ser tanto um dano direto quanto desgaste.

Poucas pessoas conseguem identificar de imediato que o problema está nos cabos de rede. É muito melhor entrar em contato diretamente com o provedor e solicitar a visita de um técnico para verificar e, se necessário, reparar a cablagem.

DICA: Se sua internet estiver caindo, nada é mais fácil do que medir a velocidade da internet. Nosso ferramenta de medição de velocidade pode ajudá-lo a medir a qualidade da conexão.

  1. Sobrecarga da rede doméstica

Conectar vários dispositivos simultaneamente pode frequentemente causar uma conexão instável, o que pode sobrecarregar sua rede doméstica. O número de dispositivos, bem como a intensidade das tarefas para as quais são usados, podem ser responsáveis pelos problemas.

Imagine uma casa de quatro pessoas com uma conexão lenta, onde plataformas de streaming estão sendo executadas em dois quartos e todos os moradores estão navegando na internet. Nesse caso, a rede pode facilmente ficar sobrecarregada e praticamente ninguém conseguirá uma conexão completamente fluida. Resumindo, as plataformas começariam a travar e o carregamento dos sites poderia levar vários minutos em vez de alguns segundos.

Se você estiver enfrentando uma situação semelhante, não restará outra opção a não ser entrar em contato com seu provedor e buscar uma solução para aumentar a velocidade da conexão à internet. Uma solução rápida e eficaz é também limitar o número de dispositivos conectados. Você pode visualizar a qualidade de diferentes tipos de conexão na tabela abaixo.

Tipo de conexão

Velocidade máxima de download/upload

Estabilidade

É adequado para tarefas intensivas (streaming, gaming)

DSL

100 / 10 Mbps

Média

Quase inapropriado

Cabos

1 000 / 50 Mbps

Alta

Ideal

Fibra ótica

1 000 / 1 000 Mbps

Muito alta

Ideal

Satélite

100 / 10 Mbps

Média

Menos adequado

4G/LTE Móvel

100 / 50 Mbps

Alta

Adequado

5G Móvel

500 / 500 Mbps (no futuro até 1 000 Mbps)

Muito alta

Ideal

DICA: Se você estiver enfrentando uma conexão lenta, planeje tarefas mais intensivas para a noite ou outro momento do dia quando toda a casa não está conectada à internet.

  1. Sinal Wi-Fi fraco ou inadequado

Se você ainda está se perguntando por que a internet está caindo e não sabe o que fazer, pode ser que o problema seja um sinal Wi-Fi fraco. Nesse caso, uma internet instável pode ser causada pela má posição do roteador ou por diversos obstáculos, como paredes ou móveis.

Primeiro, tente posicionar o roteador em um lugar melhor, de onde ele possa cobrir várias salas ao mesmo tempo. Isso pode ser ajudado por dispositivos adicionais, como:

  • segundo roteador – com ele, você pode estender a rede para outras salas;
  • redes mesh – uma rede de vários nós satélite que cria uma rede Wi-Fi cobrindo toda a casa;
  • extensor – dispositivos baratos projetados para estender a rede para outra sala, embora a cobertura nem sempre seja de boa qualidade;
  • adaptadores powerline – utilizam a rede elétrica para expandir a rede, um dispositivo é conectado ao roteador e o outro à tomada na sala onde você deseja expandir a Wi-Fi.

Se você usa internet sem fio e a recebe por meio de um roteador Wi-Fi com modem, a situação é um pouco mais complicada. Nesse caso, é necessário posicionar o roteador de forma que distribuía o sinal pela casa e ao mesmo tempo recebesse um sinal de qualidade do exterior. O ideal é colocá-lo em um lugar alto, próximo a uma janela.

  1. Dispositivo defeituoso ou mal configurado

Se você já tentou todas as possibilidades, mas ainda está sofrendo com uma conexão de internet instável, o problema pode estar do seu lado. Especificamente, o problema pode estar no dispositivo que você está usando, como um celular ou notebook. Primeiro, certifique-se de que todos os drivers estejam atualizados. Caso contrário, podem ocorrer quedas frequentes ou a desconexão total da internet.

Se as quedas persistirem, vale a pena verificar as configurações da rede. Você pode redefini-las completamente, o que retornará as configurações ao estado de fábrica. Depois disso, o dispositivo deve ser reconectado. Se nem mesmo isso ajudar, você pode levar o dispositivo a um serviço especializado.


Como você pôde perceber, a conexão instável à internet pode ter uma série de causas. No entanto, sua identificação pode ser muito mais desafiadora do que parece à primeira vista. Em qualquer caso, seja paciente e prossiga passo a passo. Soluções rápidas e radicais podem causar mais prejuízos do que benefícios.

Os cabos de rede Ethernet são geralmente usados para a transferência de dados. No entanto, os padrões IEEE 802.3af e 802.3at também definem a função de alimentação por cabo de rede. Assim, pequenos dispositivos de rede podem ser alimentados sem a necessidade de conduzir energia por cabos adicionais. Vamos focar nas vantagens e desvantagens do PoE (Power over Ethernet) e suas especificidades.

Os lags e o ping elevado estragam sua diversão nos jogos online? Descubra qual velocidade de Internet é realmente necessária para uma experiência de jogo fluida e como otimizar sua conexão. Nós revelamos dicas de configuração do roteador, o impacto da latência em diferentes gêneros de jogos e outras orientações úteis para você dominar os campos de batalha virtuais.

Você se sente seguro no mundo digital? O crime cibernético é como um vírus que se espalha rapidamente e ataca vítimas desprevenidas. Ransomware, ataques à Internet das Coisas, técnicas sofisticadas de engenharia social - as ameaças estão à espreita em cada esquina. Leia como se defender de predadores cibernéticos e como pode proteger seus dados e privacidade na selva online.

Você ouve falar do 5G de todos os lados, mas ainda não tem certeza do que realmente é e como difere do 4G? Este artigo explica as diferenças-chave entre as redes 4G e 5G, desde a velocidade e latência até o impacto na bateria do seu dispositivo móvel.

Chatbots com empatia? A IA emocional é a nova tendência que promete revolucionar o atendimento ao cliente. A inteligência artificial pode realmente reconhecer emoções humanas e como essa tecnologia pode ser usada? Venha explorar conosco os princípios da IA emocional, seu potencial, riscos e questões éticas associadas à leitura de emoções por máquinas.

As tecnologias quânticas estão se aproximando incontrolavelmente e prometem uma revolução em muitas áreas. Temos à nossa disposição a internet quântica e as bússolas quânticas. O futuro sem hackers e GPS pode se tornar realidade mais cedo do que pensamos. No entanto, os cientistas ainda precisam enfrentar vários obstáculos, cuja superação pode não ser tão simples.