Você sofre com quedas de internet? Vamos analisar juntos as 5 causas mais comuns de conexões instáveis. Você descobrirá como identificar problemas no lado do provedor, quando o roteador está desatualizado e como a sobrecarga da rede doméstica afeta a estabilidade da conexão.
A internet estável já é indispensável para a maioria de nós. Seja assistindo TV pela internet, jogando, trabalhando em casa, utilizando casas inteligentes ou apenas navegando na internet, você sempre precisará de uma conexão de qualidade, e principalmente estável. Infelizmente, mesmo atualmente, você pode se deparar com a situação de a internet 'cair'.
Alguns enfrentam esse problema apenas ocasionalmente, enquanto outros se irritam com ele várias vezes por semana. Além disso, as quedas raramente ocorrem de maneira regular, o que torna ainda mais difícil a identificação do problema. Em nosso guia, descreveremos as causas mais comuns das quedas de internet e dicas sobre como resolvê-las.A primeira causa que você deve considerar em caso de queda é um problema do provedor. De vez em quando, podem ocorrer problemas técnicos que devem ser resolvidos em algumas horas. Isso pode ser causado, por exemplo, por mau tempo ou sobrecarga da rede devido a um número excessivo de usuários conectados.
Pode também ser uma manutenção programada, sobre a qual o provedor deve informá-lo através do aplicativo ou do site. Se você não encontrar nenhuma informação sobre a manutenção e ainda tiver problemas com a internet, pode entrar em contato com o suporte ao cliente e informar sobre seus problemas.
A conexão instável à internet pode ser causada pela idade do dispositivo utilizado. Neste caso, será o modem ou roteador. Certifique-se de que seu dispositivo não esteja desatualizado e que seu firmware esteja atualizado. Você pode tentar reiniciá-lo, o que pode restaurar e provavelmente atualizar o dispositivo. Usuários mais experientes podem verificar as configurações do dispositivo.
Se você ainda estiver enfrentando internet instável, o dispositivo pode estar danificado. Isso é muito difícil de verificar por conta própria. Em nenhum caso tente desmontar e reparar o dispositivo por conta própria. Primeiro verifique se outra causa da nossa lista não está causando a queda e, se necessário, leve o dispositivo para manutenção ou entre em contato com o provedor.
Se sua conexão for dependente de cabos, é possível que tenham sido danificados ao longo do tempo. Isso pode causar uma conexão instável e até sua lentidão, que pode não ser percebida imediatamente. Pode ser tanto um dano direto quanto desgaste.
Poucas pessoas conseguem identificar de imediato que o problema está nos cabos de rede. É muito melhor entrar em contato diretamente com o provedor e solicitar a visita de um técnico para verificar e, se necessário, reparar a cablagem.
DICA: Se sua internet estiver caindo, nada é mais fácil do que medir a velocidade da internet. Nosso ferramenta de medição de velocidade pode ajudá-lo a medir a qualidade da conexão.
Conectar vários dispositivos simultaneamente pode frequentemente causar uma conexão instável, o que pode sobrecarregar sua rede doméstica. O número de dispositivos, bem como a intensidade das tarefas para as quais são usados, podem ser responsáveis pelos problemas.
Imagine uma casa de quatro pessoas com uma conexão lenta, onde plataformas de streaming estão sendo executadas em dois quartos e todos os moradores estão navegando na internet. Nesse caso, a rede pode facilmente ficar sobrecarregada e praticamente ninguém conseguirá uma conexão completamente fluida. Resumindo, as plataformas começariam a travar e o carregamento dos sites poderia levar vários minutos em vez de alguns segundos.
Se você estiver enfrentando uma situação semelhante, não restará outra opção a não ser entrar em contato com seu provedor e buscar uma solução para aumentar a velocidade da conexão à internet. Uma solução rápida e eficaz é também limitar o número de dispositivos conectados. Você pode visualizar a qualidade de diferentes tipos de conexão na tabela abaixo.
Tipo de conexão |
Velocidade máxima de download/upload |
Estabilidade |
É adequado para tarefas intensivas (streaming, gaming) |
DSL |
100 / 10 Mbps |
Média |
Quase inapropriado |
Cabos |
1 000 / 50 Mbps |
Alta |
Ideal |
Fibra ótica |
1 000 / 1 000 Mbps |
Muito alta |
Ideal |
Satélite |
100 / 10 Mbps |
Média |
Menos adequado |
4G/LTE Móvel |
100 / 50 Mbps |
Alta |
Adequado |
5G Móvel |
500 / 500 Mbps (no futuro até 1 000 Mbps) |
Muito alta |
Ideal |
DICA: Se você estiver enfrentando uma conexão lenta, planeje tarefas mais intensivas para a noite ou outro momento do dia quando toda a casa não está conectada à internet.
Se você ainda está se perguntando por que a internet está caindo e não sabe o que fazer, pode ser que o problema seja um sinal Wi-Fi fraco. Nesse caso, uma internet instável pode ser causada pela má posição do roteador ou por diversos obstáculos, como paredes ou móveis.
Primeiro, tente posicionar o roteador em um lugar melhor, de onde ele possa cobrir várias salas ao mesmo tempo. Isso pode ser ajudado por dispositivos adicionais, como:
Se você usa internet sem fio e a recebe por meio de um roteador Wi-Fi com modem, a situação é um pouco mais complicada. Nesse caso, é necessário posicionar o roteador de forma que distribuía o sinal pela casa e ao mesmo tempo recebesse um sinal de qualidade do exterior. O ideal é colocá-lo em um lugar alto, próximo a uma janela.
Se você já tentou todas as possibilidades, mas ainda está sofrendo com uma conexão de internet instável, o problema pode estar do seu lado. Especificamente, o problema pode estar no dispositivo que você está usando, como um celular ou notebook. Primeiro, certifique-se de que todos os drivers estejam atualizados. Caso contrário, podem ocorrer quedas frequentes ou a desconexão total da internet.
Se as quedas persistirem, vale a pena verificar as configurações da rede. Você pode redefini-las completamente, o que retornará as configurações ao estado de fábrica. Depois disso, o dispositivo deve ser reconectado. Se nem mesmo isso ajudar, você pode levar o dispositivo a um serviço especializado.
A segurança das crianças na internet é em grande parte responsabilidade dos pais. Por isso, preparamos um guia abrangente sobre como proteger as crianças na internet. Você aprenderá como se comunicar abertamente com elas sobre os riscos, definir limites e proteger sua privacidade.
Um novo estudo revelou um fato perturbador: Os satélites Starlink da SpaceX, projetados para fornecer internet, produzem emissões de rádio perturbadoras que ameaçam as observações espaciais pelos radiotelescópios. As emissões da segunda geração dos satélites Starlink são até 30 vezes mais fortes do que a geração anterior, representando um sério problema para os astrônomos.
Você sente que está sendo consumido pelo scrolling contínuo? Que não tem tempo para mais nada além de passar o tempo no telefone? Não há vergonha nisso, mas é necessário fazer algo. Vamos mostrar-lhe como fazer um detox digital eficaz, que o ajudará a redescobrir o encanto do mundo offline.
A empresa OpenAI apresentou uma nova linha de modelos de inteligência artificial chamada o1, que promete uma revolução na área de pensamento complexo e resolução de problemas. Os modelos o1 se destacam em áreas como ciência, programação e matemática, alcançando resultados comparáveis aos de doutorandos. OpenAI também focou na segurança e desenvolveu uma nova abordagem de treinamento para prevenir o uso indevido da IA.
Lembrem-se da visão impressionante do futuro no filme Blade Runner – anúncios holográficos, ciberespaço e redes onipresentes. Pode essa ficção tornar-se realidade? Descubra o que podemos esperar do futuro da internet e como as fronteiras entre o real e o virtual irão desvanecer-se.
Os cabos de rede Ethernet são geralmente usados para a transferência de dados. No entanto, os padrões IEEE 802.3af e 802.3at também definem a função de alimentação por cabo de rede. Assim, pequenos dispositivos de rede podem ser alimentados sem a necessidade de conduzir energia por cabos adicionais. Vamos focar nas vantagens e desvantagens do PoE (Power over Ethernet) e suas especificidades.