Os números finais da medição de velocidade são, é claro, os dados mais importantes. Então, por que não dar uma olhada em como o teste funciona e ocorre exatamente? Basicamente, existem 2 maneiras principais de medir a velocidade. Ou focamos em vários servidores em diferentes locais ao mesmo tempo no teste, ou escolhemos apenas um servidor. Ambos os testes têm um alto valor informativo, mas operam em princípios diferentes.
Juntos, esses testes formam uma imagem muito precisa de quão rápida (ou lenta) é a sua conexão à internet. Se você deseja que os resultados dos testes correspondam realmente ao dado real sobre a velocidade da sua conexão, não ligue nenhum aplicativo e não conecte nenhum outro dispositivo à rede durante a medição, exceto aquele no qual você está medindo a velocidade da internet. Então, como todo o processo de medição funciona?
Teste com múltiplos servidores simultâneos – na página de início do teste marcado como "Seu país (número de servidores)" - para países onde temos mais pontos de teste
- Primeiro, um teste rápido de resposta (ou ping) é realizado em todos os servidores da seleção. Durante a medição da resposta, é determinado quão rapidamente o servidor de teste pode receber um pequeno volume de dados do seu computador. Quanto menor a resposta do servidor, melhor.
- Os servidores que conseguirem fornecer uma resposta em aproximadamente 1 segundo após a resposta do primeiro servidor são selecionados para testes adicionais, enquanto os outros são descartados.
- Por fim, a resposta é testada no servidor que foi mais rápido neste aspecto. Neste ponto, o valor do "jitter" também é medido. O jitter expressa o grau de variação na resposta e, portanto, a estabilidade da conexão.
- O próximo passo é um teste de download de um único thread, realizado em relação ao servidor com a menor resposta. Um teste de único thread significa que o download é feito por apenas um canal conectado.
- Em seguida, é realizado um teste de download de múltiplos threads. Este teste de download é realizado em todos os servidores não descartados que conseguirem abrir a conexão em até 1 segundo. O teste de múltiplos canais mede várias conexões aos servidores, mas no máximo 40 conexões simultâneas. Normalmente, isso nos dá uma ideia melhor da velocidade de download, especialmente onde a conexão é relativamente rápida.
- Após o download, é hora de medir o upload. Primeiro com um teste de único thread em relação ao servidor com a menor resposta.
- Em seguida, é realizado um teste de upload de múltiplos threads. Este teste de upload é realizado em todos os servidores não descartados que conseguirem abrir a conexão em até 1 segundo. O teste de múltiplos threads mede várias conexões aos servidores, no máximo 40 conexões simultâneas.
- O teste é concluído.
Teste com a seleção de um único servidor
- Primeiro, um teste rápido de resposta (ping) é realizado em relação ao servidor selecionado. Se o servidor selecionado falhar, a resposta será testada em todos os servidores de backup. Para a medição final dos valores, será selecionado o servidor com a menor resposta.
- O teste final de resposta é realizado no servidor final selecionado e o jitter (variância da resposta) é medido.
- Segue-se um teste de download de único thread.
- Um teste de download de múltiplos threads é realizado em relação ao servidor selecionado. No máximo 40 conexões são abertas ao mesmo tempo, e apenas aquelas que forem abertas em até 1 segundo.
- Segue-se um teste de upload de único thread.
- Um teste de upload de múltiplos threads é realizado em relação ao servidor selecionado. No máximo 40 conexões são abertas ao mesmo tempo, e apenas aquelas que forem abertas em até 1 segundo.
- O teste é concluído.
Por que os resultados das medições às vezes diferem?
Isso já aconteceu com você? A medição da velocidade mostra valores diferentes em testes repetidos? Vários fatores podem ser culpados:
- Número de dispositivos atualmente conectados à rede
- Ocupação da conexão e agregação (por exemplo, baixando um grande volume de dados ou reproduzindo vídeo em HD durante o teste, testando na hora do rush em uma linha compartilhada)
- Características do sistema operacional ou navegador
- Sobrecarga do servidor específico do qual você está baixando dados
- Carga do seu computador ou de outro dispositivo final
Todo o processo parece complicado? Isso é necessário, para que possamos obter dados realmente valiosos, precisamos testar detalhadamente. Mas para você, não há complicações adicionais. Você pode descobrir a velocidade da sua internet com um clique.